Imagem Dia Mundial da Água é tema de sessão mista

Dia Mundial da Água é tema de sessão mista

Arquivo

23/03/2010 22:42:00


A Câmara Municipal realizou, na noite desta terça-feira (23), sessão mista para celebrar o Dia Mundial da Água. A sessão foi uma iniciativa do vereador Beto Gonçalves (PV),  líder da bancada de situação, que fez um resgate histórico da comemoração da data. Segundo o parlamentar, o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1993, e marca a divulgação da Declaração Universal dos Direitos da Água.
Gonçalves destacou que a data serve para aumentar a consciência pública da utilização racional da água. O parlamentar afirmou que a sessão serviu como um momento de reflexão para a sociedade e cobrou maior atenção do poder público para com a preservação dos recursos hídricos da região. “Será que as barragens Água Fria I e II serão suficientes para abastecer Conquista, Barra do Choça e Brumado?”, questionou o vereador.
O parlamentar fez um breve hsitórico sobre a implantação das barragens Água Fria  I e II, ressaltando  "a maneira equivocada como foram impĺantadas". Segundo o vereador, não houve preocupação com as matas ciliares dos rios Água Fria e Monos, que abastecem as barragens.
Gonçalves ressaltou que é dever de todos preservar os mananciais de água doce. Parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Embasa, mas salientou a necessidade da participação da sociedade no uso racional dos recursos hídricos.
O presidente da Casa, vereador Gildásio Silveira (PT), ressaltou a importância da realização da sessão. Para o parlamentar, o debate contribuiu para as discussões que são feitas sobre o tema. “Parabenizo o vereador Beto Gonçalves pela iniciativa”, declarou Silveira.
André Cairo, presidente do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), lamentou o mau uso da água potável e ressaltou que é preciso que todos tenham consciência da importância da preservação da água. Criticou a ausência de saneamento básico e água potável para boa parte da população.
“Espero que esta sessão tenha resultados diferentes da sessão do ano passado”, disse, cobrando a implantação do Conselho Municipal de Recursos Hídricos. Cairo também cobrou da Embasa a melhoria do serviço prestado, porém reconheceu os avanços do órgão nos últimos meses.
Para Walter Barros, gerente do escritório da Embasa em Vitória da Conquista, o Dia Mundial da Água é uma data para que todos reflitam sobre como a água tem sido utilizada pela população. Barros afirmou que, numa perspectiva mundial, mais de 1,5 milhão de crianças morrem, anualmente, pelo consumo de água insalubre.
“A conservação dos recursos hídricos não é apenas do poder público, mas de toda a população. Não é porque pagamos por este bem, que temos o direito de desperdiçar”, disse, defendendo a implantação do sistema de reaproveitamento da água e captação de água da chuva.
Ludmila Dias, coordenadora do módulo de educação ambiental, que representou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, destacou a importância da água para a preservação da vida na Terra, bem como a necessidade da água na indústria, na geração de energia elétrica e na agricultura.
Dias defendeu a ampliação do sistema de esgotamento sanitário; consumo racional dos recursos hídricos; preservação das matas ciliares; redução do uso de agrotóxicos e implatação de políticas públicas que efetivamente preservem a água. “É necessário que conservemos as bacias hidrográficas”, declarou.
Para a coordenadora, é preciso recuperar as nascentes e controlar utilização de pesticidas e fertilizantes como estratégias para preservação da qualidade da água. Dias salientou a necessidade da criação de comitês das bacias hidrográficas com o objetivo de incentivar o debate permanente sobre a preservação dos recursos hídricos.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30