Imagem Vereadores da Oposição se reúnem com Sindicato dos Professores Municipais e buscam garantir diálogo com o Governo

Vereadores da Oposição se reúnem com Sindicato dos Professores Municipais e buscam garantir diálogo com o Governo

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresNotíciaCoriolano MoraesValdemir DiasMárcia Viviane Nildma Ribeiro

31/07/2018 18:11:00


No final da manhã desta terça-feira, 31, os vereadores Valdemir Dias (PT), Nildma Ribeiro (PCdoB), Professor Cori (PT) e Viviane Sampaio (PT), todos membros da Bancada de Oposição da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), se reuniram com representantes do Sindicato do Magistério Municipal Público (Simmp).

Na reunião, os parlamentares escutaram dos sindicalistas como está o desenvolvimento das negociações por melhorias nas condições de trabalho da categoria. “A gente está em Campanha Salarial e a Prefeitura optou por fechar o diálogo e enviar para a Câmara o projeto mesmo sem ter pactuado com a categoria”, reclamou a presidente do Simmp, Ana Cristina Novais. “Nós estamos pedindo que a mesa (de negociação) seja reaberta, que não quebrem o Plano de Carreira do Professor. É muito claro o nosso objetivo. A gente luta para manter o que a gente tinha”, explicou a sindicalista.

Segundo a categoria, a greve dos professores foi deflagrada após eles rejeitarem a proposta de reajuste salarial de 2,7% oferecida pela Prefeitura. O Simmp explicou que o valor proposto está abaixo do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que neste ano é de 6,81%. Além disso, a forma como o reajuste foi proposto pelo Executivo, caso seja aprovado, será feito de forma desigual, com percentuais diferentes para cada nível, explicou os sindicalistas. Eles alegam que ocorrerá perda salarial e prejuízos na progressão de carreira.  

Para o líder da Bancada de Oposição, Valdemir Dias, o Executivo Municipal está trabalhando para achatar a tabela do Plano de Carreira dos Professores Municipais. “Isso não é justo. Fere a isonomia e também quebra todo o plano de carreira, os interstícios de classe, os interstícios de níveis”, disse ele. “Eles estão lutando para que seja mantido o que já foi conquistado. É um verdadeiro absurdo”, disse o vereador lembrando que a valorização dos servidores da educação pública municipal é uma promessa de campanha do prefeito Herzem Gusmão Pereira.

A presidente do Simmp destacou o importante papel mediador exercido pelo Poder Legislativo na relação entre os trabalhadores e o Executivo Municipal. “A gente busca essa mediação. O Legislativo tem uma função fundamental. No ano passado também fez essa mediação com o Executivo, que repensou sua situação. Esse ano mais uma vez a gente solicita, e a gente tem recebido o apoio desta Casa com relação à nossa Campanha Salarial”, apontou.

Valdemir relembrou que no ano passado a intervenção da Câmara atingiu o seu objetivo de garantir o diálogo entre o Governo e os trabalhadores. “Ano passado nós fizemos essa intermediação com sucesso, todos os 21 vereadores apoiaram essa questão e esse ano o sindicato vem novamente pedir o auxílio da Câmara Municipal para que o Executivo abra de novo essa conversa, já que o Executivo já mandou a lei para ser votada aqui na Câmara”, disse Dias. “Seria bom se fosse resolvido entre o Executivo e os sindicatos, mas aí a Câmara entra dando sugestões. A gente analisa as contas do Município e a gente vê que é possível dar-se o reajuste dos 6,81%, já que é um repasse do Governo Federal e também há como enxugar a máquina. Se está com alguma dificuldade financeira, a gente não enxerga isso dentro do Governo já que há muitas empresas de consultoria, muitos cargos comissionados, muitos gastos que poderiam ser reduzidos em prol de uma categoria que todo o Brasil fala que precisa ser valorizada que é o professor. Precisamos partir para a prática e  realmente valorizar a categoria”, concluiu o líder da Oposição.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30