Imagem Vereadores participam de discussões sobre fechamento de escolas na zona rural

Vereadores participam de discussões sobre fechamento de escolas na zona rural

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresAudiência PúblicaNotíciaJorge BezerraCoriolano MoraesValdemir DiasMárcia Viviane Cicero CustódioNildma Ribeiro

28/05/2019 11:30:00


Vereadores participaram das discussões sobre fechamento das escolas municipais da zona rural, durante uma audiência pública realizada na manhã dessa terça-feira, 27. A audiência foi proposta pelo vereador Valdemir Dias, PT, e contou com a participação de diversos outros parlamentares que defenderam a importância dessas escolas para cada localidade.

É preciso respeitar a Lei - O vereador Professor Cori (PT), também ex-secretário municipal de Educação, disse que o Governo Herzem precisa respeitar o que está previsto na Lei 12.960, que regulamenta o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas. “Quando um governo fecha escolas ele corre o sério risco de abrir vagas em presídios”, disse o parlamentar.

A referida legislação, citada pelo edil estabelece que “o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas será precedido de manifestação do órgão normativo do respectivo sistema de ensino, que considerará a justificativa apresentada pela Secretaria de Educação, a análise do diagnóstico do impacto da ação e a manifestação da comunidade escolar”.

A vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) repudiou a decisão da Prefeitura. “É uma falta de respeito”, afirmou. Ela defendeu a população do campo. “Vocês não estão pedindo favor e sim garantia de direito, é lei”, detalhou. A parlamentar afirmou que se entristece com a posição de colegas que defendem o fechamento de escolas e alegam que as estradas rurais estão em bom estado. Nildma ressaltou que o campo deve ser respeitado e “não vai se calar”. Ela também citou o secretário de Educação, Esmeraldino Correia, que não compareceu à audiência, e voltou a pedir respeito. “Nós queremos mais educação no campo”, falou.

O Líder do governo na casa, Jorge Bezerra (SD) ressaltou a importância do tema discutido. Reclamou dos discursos dos vereadores que, segundo ele, não passa de “discurso político”. Lembrou que o governo do estado fechou escolas recentemente e nenhum vereador usou a tribuna para questionar a ação do governo. “Não sou a favor do fechamento das escolas”, declarou, mas ressaltou que não tem como o governo manter uma escola com apenas seis alunos. “Estive a poucos dias em uma localidade em Bate Pé que tinham seis alunos matriculados. Tem possibilidade de se manter uma escola dessa? indagou o parlamentar ressaltando que o governo vai dar transporte e condições para que os alunos possam ter qualidade de ensino. “Vocês podem ter certeza que terão uma resposta positiva do governo”, finalizou.

Falta de merenda – O vereador Cícero Custódio (PSL) disse que membros do Governo Herzem desconhecem os problemas da zona rural. “Não sabem o sofrimento da população da zona rural”, apontou ele. “Quem anda pela zona rural sabe. A gente chega nas escolas e nem merenda tem. Quando chega alimentação as crianças não tem nem lugar para se alimentar, tem que ser ao Sol, a zona rural está abandonada”, denunciou Custódio.

A vereadora Viviane Sampaio (PT) lamentou as ausências de representantes da Prefeitura Municipal, da Defensoria Pública e do Ministério Público num debate sobre um tema que atinge muitas pessoas. Ela ainda destacou o estudo do SIMMP que aponta os impactos do fechamento de quase 40 escolas, expectativa da gestão municipal. “É dizimar a educação no campo”, avalia. Viviane frisou que a Câmara vem realizando audiências para discutir a retirada de direitos, “conquistados com muita luta”. Ela atribui esse cenário ao que considera um desgoverno do prefeito. A parlamentar relatou visita à comunidade da Baixa Grande, quando pôde conferir as dificuldades dos alunos atingidos – são os primeiros a acordar e os últimos a serem deixados em casa pelo transporte escolar. “Qual o rendimento escolar que esse aluno vai ter?”, indagou.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31