Imagem Câmara se reúne com diretoria da Santa Casa para viabilizar emendas junto aos deputados

Câmara se reúne com diretoria da Santa Casa para viabilizar emendas junto aos deputados

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaVereadoresNotíciaLuis Carlos DudéLuciano GomesMárcia Viviane

18/10/2019 15:00:00


Na manhã desta sexta-feira, 18, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista se reuniu com diretores da Santa Santa de Misericórdia, para discutir a viabilização de recursos, por meio de emendas, junto aos deputados representados pelos vereadores no município. A reunião foi coordenada pelo presidente da Casa, Luciano Gomes (PL), com apoio dos líderes das duas bancadas, Luis Carlos Dudé (PTB) e Viviane Sampaio (PT), e a presença de quase todos os vereadores da Casa. Representando a Santa Casa estavam o provedor Abimael Brito, o administrador Paulo Gadas e Superintendente Médico Ricardo Alexandre Ferreira.   

Segundo o provedor Abimael Brito, a Santa Casa tem o compromisso de atender a população, principalmente a mais carente, mas tem sido cada vez mais difícil manter esse trabalho, devido ao ‘arrocho’ sofrido pela instituição. “Agora, depois de mais de 10 anos com uma tabela defasada, a prefeitura decidiu reduzir R$ 500 mil no valor do contrato, sob alegação de que não pode mais pagar os R$ 2 milhões, e o que nós vamos fazer para adequar se o SUS é o nosso principal parceiro?”, questionou, explicando que a Santa Casa vai completar 105 anos de existência, sendo uma instituição que além de prestar serviços de saúde, fomenta a economia e a renda local, sendo uma das maiores empregadoras de Conquista, com cerca de 900 funcionários, além de 286 médicos. 

Ainda conforme Brito, a Santa Casa recebe, por ano, o total de 12 parcelas do SUS, porém tem 14 pagamentos de salários, incluindo 13º salário e férias dos funcionários, ficando com um déficit de recursos enorme. “Temos que levar em conta que tudo sobe, mas os valores que recebemos estão congelados há anos, não somos maus gestores, trabalhamos com o mínimo, daí a necessidade das emendas de custeio para nos dar um fôlego e para que possamos garantir o atendimento à população”, esclareceu. 

Após as explicações de Abimael Brito, os vereadores se comprometeram a manter contato com os deputados para viabilizar as emendas, pois o prazo encerra no final deste mês.

O presidente Luciano Gomes garantiu manter contato com os vereadores que estavam ausentes e também marcar uma reunião dos vereadores e diretores da Santa Casa com o prefeito Herzem Gusmão para rever a questão da redução no valor do contrato. “Não podemos permitir que a população seja prejudicada com a falta de atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde, a Santa Casa é um patrimônio de Vitória da Conquista e vamos lutar por ela”, concluiu. 




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31