Imagem AUDIÊNCIA PÚBLICA: Câmara festeja 51 anos de Movimento Familiar Cristão

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Câmara festeja 51 anos de Movimento Familiar Cristão

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaValdemir DiasFernando Jacaré

12/11/2019 23:01:00


Aconteceu nesta terça, 12, uma audiência pública em comemoração aos 51 anos do Movimento Familiar Cristão (MFC), em Vitória da Conquista. Proposta pelo vereador Valdemir Dias (PT), membro do movimento há mais de 30 anos, a audiência também marcou a comemoração ao Dia Municipal do MFC, instituído pela Lei Nº 1.665/2009. De origem latino-americana, o MFC nasceu no Uruguai, na década de 1950. Pouco tempo depois, na mesma década, o movimento chega ao Brasil. Constituída por cristãos leigos, os objetivos do movimento são evangelizar, humanizar e despertar a consciência crítica para a prática da fé adulta.

Neste ano, a comemoração foi marcada pela presença de membros de outros países como México, Colômbia e Filipinas. Além de Valdemir Dias (PT) e membros do MFC, também participou da audiência o vereador Fernando Jacaré (PT). Dias afirmou que é uma honra para a Casa poder celebrar os 51 anos de MFC. 

O casal Tênio e Nete, coordenador de Cidade do MFC, agradeceu a presença de todos, especialmente aos visitantes de outros países, e destacou a participação dos coordenadores nacionais, o casal Rubens e Rosana. Eles afirmaram que cuidar da sociedade e ter bons políticos é também uma forma de cuidar das famílias. 

O bispo Gerardo Alminaza falou em inglês e foi traduzido para o espanhol. Ele lembrou o início do movimento em Conquista, há 51 anos. O bispo ainda lembrou ensinamentos do Papa Francisco: Deus nos ama, Jesus salva e Cristo está vivo.

Já o Padre Gerson afirmou que o MFC tem uma grande contribuição para Vitória da Conquista. O padre falou de gratuidade, humildade e simplicidade e desejou vida longa ao movimento. 


Marcos e Alícia, presidentes do Secretariado para a América Latina, afirmaram que o movimento é uma bênção para as famílias. Nos 51 anos do MFC, desejam que mais famílias participem do projeto.  



Pipy e Wilma Cua, presidentes mundiais da Confederação Interamericana do MFC, falaram de suas trajetórias pessoais – 40 anos de casados e quatros filhos. Eles destacaram que se sentiram honrados em participar da audiência. Pipy ressaltou que as cinco décadas de trajetória devem ser um estímulo a prosseguir no atendimento às famílias. 

O casal Rubens e Rosana, coordenadores nacionais, destacaram que o MFC é movido pelo amor. Eles ainda explicaram que é importante para o movimento ocupar todos os espaços possíveis. Para Rubens, a Câmara é um espaço privilegiado. Ele explicou que o movimento nasceu de um sentimento genuíno, crescendo a partir do trabalho voluntário. O MFC foi base para a fundação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), para ele, uma importante instituição que atua na proteção à família. Segundo Rubens, o movimento também contribui com a Pastoral da Criança. 

O vereador Fernando Jacaré destacou a existência de uma lei que criou o Dia do MFC. Para ele, quem ganha é Conquista, pois o movimento contribui para melhorias no município. Jacaré ressaltou que faz parte da comunidade da Paróquia de Guadalupe. Segundo ele, lá a atuação do MFC é forte, com trabalho social e de humanização de famílias. O edil destacou que se trata de ações fundamentais diante de uma realidade marcada por muita violência, sobretudo por conta do tráfico de drogas. Ele falou do alto número de assassinatos de jovens, especialmente de famílias marginalizadas. Para ele, o MFC faz a diferença, atendendo essas famílias. 

Padre Edilberto parabenizou o movimento por mais um ano de existência. Ele ressaltou a importância do MFC num contexto de grande atuação do tráfico de drogas. Segundo o padre, o movimento cumpre a missão de levar o Evangelho às pessoas e apaziguar famílias.




Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31