Imagem Novembro Azul foi tema de Sessão Especial na Câmara

Novembro Azul foi tema de Sessão Especial na Câmara

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaSessão EspecialNotíciaDênis do GásLuis Carlos DudéJorge BezerraCoriolano MoraesValdemir DiasMárcia Viviane Edjaime Rosa - BibiaCicero CustódioNildma RibeiroRodrigo MoreiraEdivaldo Ferreira Jr.

27/11/2019 11:26:00


Na manhã desta quarta-feira, 27, a Câmara Municipal se “vestiu de azul” para debater o câncer de próstata. A sessão contou com a participação de profissionais da área de saúde que explicaram o processo tratamento e a importância do diagnóstico precoce. A sessão especial foi solicitada pelo presidente da Casa, vereador Luciano Gomes (PL), que ressaltou a importância dessa discussão na Casa do Povo. “É preciso que a gente entenda que o homem precisa cuidar mais da saúde. O câncer de próstata, quando descoberto em tempo, tem tratamento, a eficácia é de quase 90%”, disse, lembrando que é papel do Legislativo debater temas importantes como esse.

O aumento dos diagnósticos se deu pelo aumento do número de consultas - O oncologista Fillipe Dantas Pinheiro abriu os debates ressaltando que o câncer de próstata é o mais comum nos homens e que os casos aumentaram pelo aumento no índice de consultas e diagnósticos aos pacientes. O médico afirmou que o tumor deve ser detectado o mais precoce possível e que a taxa de cura é bastante elevada. Também salientou que não fumar, diminuir a ingestão alcoólica, sedentarismo e dieta pobre em verduras e frutas contribuem para a doença.

Luta contra o preconceito - O urologista Alisson Botelho parabenizou a Câmara pela sessão Novembro Azul e disse que “é desta Casa que devem partir projetos e emendas para a melhoria do atendimento na saúde pública”.  Médico da Secretaria Municipal de Saúde desde 2008, ele ressaltou o bom trabalho que o município vem realizando na conscientização e realização de exames e procedimentos realizados de forma precoce. “A cada ano lutamos contra o preconceito”, contou, lembrando que é preciso conscientizar o homem para que ele faça o exame. “Alguns nem é por preconceito, é falta de tempo. Nós enquanto homem temos que fazer a prevenção. Temos que nos preocupar com a gente mesmo”.

Fisioterapia pode garantir maior qualidade de vida - A fisioterapeuta pélvica e sexóloga Joana Lopes explicou que a fisioterapia pode atuar para evitar que possíveis consequências do tratamento do câncer de próstata, como a incontinência urinária e a impotência sexual diminuam a qualidade de vida das pessoas atingidas pela doença. “A fisioterapia pélvica ainda é pouco conhecida, principalmente pelo público masculino, e ela tem uma atuação importante no tratamento”, apontou.

Ela explicou que nem todos desenvolvem os problemas e esclareceu que o tratamento deve começar o quanto antes. “Nem todo paciente vai evoluir para a incontinência urinária, nem todo paciente vai evoluir para a disfunção erétil”, explicou ela. “Quanto mais cedo iniciado o tratamento, as consequências são menores”, emendou, ressaltando a necessidade de iniciar o tratamento desde o período pré-cirúrgico. “Não tem que haver receios, tem que haver vontade de viver. Se quiser qualidade de vida tem que se cuidar”, concluiu.

Intensificação de ações na rede pública - A profissional Helaine Chelles representou a Secretaria de Saúde. Ela explicou que durante a campanha, o órgão amplia as ações educativas sobre a saúde do homem. Chelles explicou que se trabalha a saúde integral, com enfoque especial no câncer de próstata. Segundo ela, em todas as unidades de saúde são intensificadas ações educativas como palestras, atendimento em grupo, visitas de agentes de saúde e consultas, além da distribuição de cartilhas do Ministério da Saúde que abordam medidas de prevenção e a realização do Dia D do Homem, com a realização de várias atividades. Helaine falou que a Atenção Básica atua na prevenção e detecção precoce do câncer, o que gera um tratamento mais eficaz.

Serviço gratuito a população - Representando a Faculdade Santo Agostinho, o ortopedista Argemiro Correia falou um pouco sobre o serviço ambulatorial da faculdade, que iniciou suas atividades há pouco tempo e ainda não está tão divulgado, mas abrange várias especialidades. O médico também disponibilizou o telefone do serviço: (77) 3201-4805. Ele afirmou que as atividades estão agregando, mantendo, inclusive, o atendimento aos sábados pela manhã. Por fim, pediu aos vereadores que deem atenção especial aos professores, policiais e médicos por prestarem assistências fundamentais à sociedade.

Interação - Durante a sessão, a população pôde interagir fazendo perguntas e tirando dúvidas a respeito do tema, tanto pessoalmente, mas também através das redes sociais.

Estavam presentes na sessão, os vereadores Edivaldo Ferreira (MDB), Cícero Custódio (PSL), Dênis do Gás (PSC), Jorge Bezerra (Solidariedade), Valdemir Dias (PT), Coriolano Moraes (PT), Nildma Ribeiro (PCdoB), Luís Carlos Dudé (PTB), Viviane Sampaio (PT), Rodrigo Moreira (PP) e Edjaime Rosa Bibia (MDB). Eles aproveitaram para sanar dúvidas e ressaltar a importância do evento na Casa do Povo.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Março 2024
11

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31