Imagem Vereadores defendem políticas públicas de preservação da água

Vereadores defendem políticas públicas de preservação da água

Arquivo

23/03/2010 23:18:00


Na sessão mista que celebrou o Dia Mundial da Água, o vereador Álvaro Pithon (DEM) afirmou que a Câmara realiza sessões sobre a preservação da água há 17 anos. Relembrou a época em que 90% da população conquistense era abastecida por cisternas e ressaltou a importância da preservação dos mananciais da região. O parlamentar lamentou a poluição da água potável e cobrou a redução do uso de agrotóxicos no setor agrícola.
O vereador Fernando Jacaré (PT), líder do prefeito na Câmara, parabenizou o vereador Beto Gonçalves (PV) pela realização da sessão e ressaltou que a preservação da água é um tema que está em pauta em todos os lugares. Jacaré afirmou que é preciso elaborar políticas públicas eficazes para a conservação dos mananciais de água e captação da água da chuva para uso doméstico. O parlamentar salientou o trabalho do Governo do Estado na ampliação do abastecimento de água potável por meio do projeto Água Para Todos.
O vereador Hermínio Oliveira (DEM) afirmou que no Governo Paulo Souto foi feita a extensão da rede de água em 100% da zona urbana de Conquista e em boa parte da zona rural. O parlamentar cobrou a construção de uma barragem de grande porte para abastecer Vitória da Conquista e cidades da região. “É preciso criar o Comitê Hidrográfico da região”, declarou.
O vereador Vivi Mendes (PT) ressaltou que a água é fundamental para a manutenção da vida humana. Lamentou o desperdício da água, especialmente na zona urbana, e parabenizou o vereador Beto Gonçalves pela iniciativa em trazer o tema para ser discutido na Câmara.
Já o vereador Arlindo Rebouças (PMN), líder da bancada de oposição, criticou a falta de ação do Município diante dos problemas envolvendo a água na região. Também criticou a Embasa por não apresentar projetos de preservação dos mananciais de água da região. “Essa sessão só vale a pena se procurarmos soluções. Quanto a Embasa investiu na recuperação dos afluentes no último ano?”, questionou o parlamentar.
Rebouças criticou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pela inoperância diante da situação de poluição dos mananciais de Vitória da Conquista. O vereador lamentou a ausência de proposições para a efetiva preservação dos recursos hídricos, tanto por parte da Embasa quanto por parte da Prefeitura.
O vereador Ademir Abreu (PT) ressaltou que nenhum programa de governo poderá ser apresentado se não priorizar a preservação da água e seus mananciais. Segundo o parlamentar, a má utilização da água, em todos os lugares do planeta está levando à escassez de tal recurso natural. Abreu salientou que as populações mais pobres são as que mais sofrem com a falta d'água.
O vereador Luciano Gomes (PR) lamentou o consumo de água insalubre pela população da zona rural de Conquista, citando como exemplo a água que é utilizada pelos moradores da região da Fazenda Santa Marta. “Todos sabemos quais são as medidas a serem tomadas, mas não fazemos nada”, declarou, destacando que acredita que o poder público vai tratar a questão de maneira a promover mudanças significativas.
Para o vereador Jean Fabrício (PCdoB), as discussões sobre a preservação ambiental, especialmente da água, devem passar por uma profunda mudança da mentalidade do ser humano. O parlamentar citou os avanços do Governo Lula na preservação do meio ambiente, citando como exemplo a redução do desmatamento. “É necessário que estejamos conscientes da importância de preservar a natureza em todos os seus aspectos”, afirmou.
O presidente da Câmara, vereador Gildásio Silveira (PT), agradeceu a presença de Walter Barros, André Cairo e Ludmila Dias, convidados especiais que fizeram parte da mesa de discussões. O parlamentar ressaltou que o Brasil vem conseguindo superar problemas ambientais por meio das políticas públicas mais recentes, implantadas no Governo Lula.
Silveira destacou que a falta d'água é um problema que afeta diversos lugares no mundo. Destacou cidades como Porto Alegre, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte que possuem rios, lagos e mananciais contaminados por esgotamento sanitário. O parlamentar também citou países que já utilizam o sistema de dessalinização da água diante da insuficiência de água doce potável.
O parlamentar também salientou as ações eficazes implementadas pela Embasa e pelo Governo do Estado. Ressaltou, ainda, a implantação do sistema de esgotamento sanitário em Vitória da Conquista. “É uma revolução na melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.
O vereador Joel Fernandes (PTN) destacou a demanda pela água, a redução da oferta de tal recurso e a poluição de rios e reservas hídricas. Fernandes criticou a utilização de água potável nas descargas dos vasos sanitários. “Temos que nos preocupar hoje para que no futuro tenhamos este líquido tão precioso”, disse.
O vereador Alexandre Pereira (PT) afirmou que o poder público tem uma responsabilidade maior na preservação e distribuição da água, porém ressaltou que é dever de todos assumir uma postura de utilização racional dos recursos hídricos. “Reconhecemos que ainda há muito por ser feito, mas é notório o esforço do Município e do Governo do Estado em preservar e tornar acessível a água para todos”, disse, parabenizando a Embasa pelo trabalho realizado em Vitória da Conquista.
O vereador Néu do Gás (PSB) enfatizou a importância da comemoração do Dia Mundial da Água e afirmou que em diversos lugares do planeta milhares de pessoas já sofrem com a falta d'água. “Cada um deve fazer a sua parte na preservação da água. Devemos economizar em casa e ser exemplo para nossos filhos”, declarou, destacando a realização da Primeira Corrida da Água em Conquista, promovida pela Embasa.



 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Online
 PodCast

RÁDIO CÂMARA: #PODCAST - Câmara Debate EP12 - Água: Interesses e conflitos no abastecimento de Conquista e Zona Rural

Veja mais episódios
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30