Imagem Cientista Ubirajara Pereira de Brito é homenageado pelo Legislativo

Cientista Ubirajara Pereira de Brito é homenageado pelo Legislativo

Arquivo

11/11/2014 22:00:00


Na noite desta terça-feira (11), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou audiência pública para homenagear o cientista Ubirajara Pereira de Brito. A homenagem foi uma iniciativa do mandato do presidente do Legislativo, vereador Fernando Vasconcelos (PT), em parceria com a Casa da Cultura.

Durante a cerimônia foram apresentados vídeos e poemas em homenagem a Ubirajara. Além disso, os convidados aproveitaram a oportunidade para relembrar a vasta trajetória do cientista, pesquisador, engenheiro civil, jornalista e conferencista.

Autor da audiência pública, o presidente Fernando Vasconcelos destacou que a homenagem ao cientista tem grande importância, pois, segundo ele, Ubirajara é uma ‘lenda viva’. “Temos a honra de homenagear essa figura tão importante neste dia. Para todos os presentes é muito”.

A vice-presidente da Casa da Cultura, Poliana Policarpo de Magalhães Aguiar agradeceu ao Legislativo por poder participar da audiência e contou de forma resumida a trajetória do homenageado da noite. “Há muita coisa para falar sobre Bira, que tem uma trajetória brilhante”.

Representando a Casa da Cultura, a professora Maria das Graças Silveira classificou a audiência como um momento especial. Segundo ela, a Câmara de Vereadores como representante legítima do povo tem de reconhecer pessoas que contribuem para que o município se torne cada vez melhor. “A homenagem é muito justa. Ubirajara vem deixando um legado para todos nós que somos seus conterrâneos. É um cidadão competente, ciente e consciente dos deveres para com a pátria. Eu trouxe hoje alunos de diversas escolas para que conheçam a história, a importância e a contribuição valiosa de Ubirajara para uma sociedade mais justa. A Bahia inteira reconhece e agradece por sua atuação e por sua vida dedicada aos interesses de nossa terra”.

O professor e membro da Academia Conquistense de Letras, Esmeraldino Correia, utilizou sua fala para enaltecer o homenageado. Segundo ele, Ubirajara Pereira de Brito é uma figura que serve de exemplo para a sociedade. “Agradeço a oportunidade que a vida me deu por ter te conhecido. Agradeço pelo homem que você é. Ele não é de Tremedal não, nem de Vitória da Conquista, ele é cidadão do mundo. Lembrando Veríssimo, o seu mundo é sem porteira. Quando eu vi pela primeira vez Ubirajara fui atraído pela sua luminosidade ímpar. O que o faz notório, admirável e intelectual é a sua humildade, a sua generosidade e a simplicidade para com as coisas da vida”.

O diretor da Faculdade Independente do Nordeste/Fainor, professor Edgar Larry, exaltou as qualidades do homenageado e manifestou alegria por ver a trajetória do cientista Ubirajara Pereira de Brito ser celebrada pelo Legislativo. “Nesta noite histórica quero me dirigir ao nosso querido Bira, por quem tenho verdadeira admiração e carinho, para ressaltar não apenas o doutor Ubirajara, mas também o atual presidente do Conselho Municipal de Educação. Trata-se de um filósofo que denota a consciência do saber científico. Para nós é uma grande honra compartilhar a grandeza e a amizade deste homem. Estamos diante de uma lenda viva da ciência universal”.

O poeta e presidente da Casa da Cultura, Carlos Jeovah de Brito Leite, parabenizou Ubirajara pela contribuição intelectual e pela personalidade ‘admirável’ do homenageado. “Nós aplaudimos a genialidade deste homem, que é filho desta terra e que tão bem nos representa pelo mundo afora. Muito obrigado por trazerem essa juventude para ver essa homenagem a uma trajetória tão importante”.

O ex-prefeito de Vitória da Conquista, Murilo Mármore, destacou que Ubirajara é um dos gênios da geração contemporânea, e lembrou a época em que o mesmo foi exilado durante a Ditadura Militar. “Seria absolutamente indesculpável eu não dar meu testemunho sobre Ubirajara, que trilhou na mesma época em que eu o mesmo caminho. Para ter uma ideia da grandeza deste homem, nos Anos de Chumbo eu vi Oscar Niemeyer dizer que Bira era um gênio do Brasil. E isso quem falou foi outro gênio. Naquela época o nosso país, que tinha esse brilhante professor, abriu mão para que ele fizesse parte da elite intelectual da França, que com todo o padrão de civilização que sempre é visto, o contratou para fazer parte da Comissão de Energia Nuclear”, relatou, sugerindo que à Escola Técnica Federal de Conquista deve ser dado o nome de Ubirajara, devido à contribuição do cientista para a construção do equipamento.

A representante da Academia Conquistense de Letras, professora Terezinha Spínola, salientou a importância de reconhecer a trajetória do cientista Ubirajara de Brito. “Essa audiência representa a gratidão por sua contribuição socioeducacional para o nosso país, e tem um significado especial, pois traduz o nosso reconhecimento pela trajetória de Ubirajara. São grandes e sinceros, nunca abalados, os laços de amizade e de admiração que me unem ao professor Ubirajara, que pela sua postura ética, pelos valores humanos e pela riqueza de uma personalidade múltipla, não pertence somente a seus amigos e a família, mas sim a toda a Bahia. É o exemplo de um homem público que contribui com o seu conhecimento para o desenvolvimento do país”.

O cientista Ubirajara Pereira de Brito agradeceu ao Legislativo pela homenagem e falou sobre sua paixão por Vitória da Conquista, justificando a escolha de viver no município por conta da cultura, da arte, da população, do desenvolvimento e, ainda segundo ele, por ser o berço de grandes personalidades, a exemplo de Glauber Rocha e Elomar Figueira. “Ao ultrapassar a barreira dos 80 anos sinto uma imensa necessidade de afeto e de carinho dos meus conterrâneos conquistenses. Sou constantemente indagado sobre o motivo pelo qual escolhi Conquista para passar os últimos anos da minha vida. Aproveito a oportunidade para dizer que a escolhi por ser a cidade que é para mim como Paris e Buenos Aires, onde a vida simples e agradável parece não querer passar, onde as cores e os amigos parecem ser os mesmos dos velhos tempos”, disse, enumerando ainda diversos outros motivos que o fizeram eleger Conquista como seu lar.

Por Flávia Rezende / ASCOMCV



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30