Imagem Vereadores participam de sessão sobre Campanha da Fraternidade 2015

Vereadores participam de sessão sobre Campanha da Fraternidade 2015

Arquivo

02/03/2015 22:45:00


A Campanha da Fraternidade 2015 foi discutida na noite dessa segunda-feira (2), na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista (CMVC) e contou com a participação dos vereadores e representantes da Igreja Católica.

Na oportunidade, o vereador Fernando Jacaré (PT), parabenizou à iniciativa de se discutir a sociedade na CMVC e destacou a importância da campanha da Fraternidade fazer parte, hoje, do calendário oficial da CMVC. “Muitas vezes estamos aqui discutindo temas e hoje estamos aqui para aprender e fazer uma reflexão sobre temas que tem a ver com a sociedade”-  Ressaltou.

O vereador Luciano Gomes (PR) parabenizou o colega, Professor Cori (PT), a CNBB e a Igreja Católica pelo evento. Ele destacou a atualidade do lema “Eu vim para servir” na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. O parlamentar ressaltou o desequilíbrio familiar como o grande responsável pelo envolvimento de jovens com o universo das drogas e do tráfico. Para ele, isso reforça a importância do papel da Igreja em chamar a população à reflexão sobre essa e outras problemáticas.

O vereador Ademir Abreu (PT) além de parabenizar a iniciativa da sessão, ressaltou a importância do tema da CF e a importância de se discutir o servir. “Isso  é fundamental para adquirirmos a paz”. O parlamentar lembrou ainda, a importância de se discutir a reforma política, bem como o fortalecimento dos plebiscitos e do fim da reeleição.

Para o vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) a Igreja tem um papel fundamental na formação de cidadãos que atuam também fora das pastorais, em inúmeros espaços públicos. Segundo o parlamentar, ele é um exemplo, pois sua formação e trajetória nos movimentos sociais tiveram início na Igreja. Bittencourt afirmou que servir é uma condição de todos, mas é necessário estar preparado para agir, ousar e atuar. Ele ainda defendeu a campanha pela reforma política e disse ser contra o projeto que altera a maioridade penal, pois acredita que a saída para o problema da criminalidade juvenil não é o encarceramento, mas o investimento nesses jovens para uma vida plena e de oportunidades.

O vereador Ricardo Babão (PSL) disse que foi plantada uma semente da igreja no bairro Ibirapuera, na Alvorada, pois começaram as obras de construção da Igreja Santa Clara. Destacou que a comunidade “já vem cumprindo esse papel e vai continuar naquela semente que está brotando”. Para ele, o tema é uma “busca de novos métodos e atitudes na Igreja de Cristo para levar a boa nova a cada pessoa”. Destacou a frase que foi dita 'Quem não vive para servir, não serve para viver', salientando que “vim para servir”. Também afirmou que está a favor da reforma política e finalizou o que aprendeu com seu líder político, o atual Prefeito Guilherme Menezes: “Política é coisa séria e ser humano em primeiro lugar”.

Irma Lemos (PTB) iniciou seu pronunciamento dizendo que o Frei Jesulino, presente no auditório, era a visualização da Campanha da Fraternidade. Parabenizou o diácono Luciano que abordou a reforma política em sua fala. Salientou que “se nós não soubermos escolher nossos candidatos, não adianta ter a reforma politica”. Sobre a violência, a edil disse “só acredito nas igrejas para melhorar.Para que daqui há alguns anos tenhamos um mundo de mais paz”. Finalizou refletindo que o tema é muito bom e sugeriu que “façamos a reflexão. Será que eu estou servindo?”.

Para o vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) a Igreja Católica cumpre uma tarefa social importante, sobretudo ao trazer temas relevantes para a sociedade na Campanha da Fraternidade. Sobre o lema “Eu vim para servir”, o vereador o considera fundamental para os agentes políticos. Ele também lembrou que Conquista é uma cidade pioneira de homens e mulheres empreendedores que realizam inúmeros trabalhos sociais, muitas vezes de forma bastante discreta, e também apresenta boas práticas políticas. O edil defendeu a reforma política e informou que a CMVC vem cumprindo seu papel. Segundo Ribeiro, um projeto de lei aprovado ano passado pela Casa prevê a não admissão de agentes políticos para cargos comissionados e de confiança que já foram punidos pela justiça, por exemplo, por improbidade administrativa.

A Campanha da Fraternidade é realizada todos os anos, no período da Quaresma (quarenta dias anteriores à Páscoa) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e desempenha uma importante tarefa social no fomento da reflexão, promovendo uma discussão entre Igreja e sociedade. O tema deste ano é: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”  e como lema: “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45).

Além desses, ainda participaram da sessão os vereadores  Edjaime Rosa Bibia (PSDB), Adinilson Pereira (PSB) e o Presidente da CMVC, Gilzete Moreira (PSB)



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Maio 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31