Imagem Colégio José de Sá Nunes é homenageado na CMVC

Colégio José de Sá Nunes é homenageado na CMVC

Arquivo

21/05/2015 11:30:00


Inaugurado em 1966, pelo então governador Lomanto Júnior, o Colégio Estadual José de Sá Nunes foi homenageado na manhã dessa quinta – feira (21), em uma audiência Pública, realizada na Câmara municipal de Vitória da Conquista (CMVC), de autoria do vereador Hermínio Oliveira (SD), pelas cinco décadas de funcionamento na cidade de Vitória da Conquista.

“É um honra está aqui fazendo essa homenagem hoje, fui aluno das primeiras turmas do colégio, em um momento muito feliz, onde só existiam quatro turmas” – declarou o parlamentar ao dar início à homenagem. Foram convidados a compor a mesa do evento o Diretor do Núcleo Regional de Educação (NRE) 20/Secretaria Estadual de Educação Ricardo Costa Moraes, a diretora do Colégio José Sá Nunes, Dilcinéia Pereira da Silva e as vice-diretoras do colégio, Ivanice de Oliveira Couto e Verônica Gouveia Marques, os ex-diretores do colégio, Francisco Pires, Marcos Alves de Andrade, Jean Amorim Santos Cortes e Isabel Cunha, dentre outros representantes da instituição.

Direc 20 - O diretor do Núcleo Regional de Educação, Ricardo Costa, iniciou seu pronunciamento parabenizando o trabalho da atual diretora, Professora Dulcinéia Pereira da Silva. Na sequência, declarou “como é bonito comemorar 50 anos de uma escola”. Afirmou que a instituição não é feita só de paredes, mas por todos que passaram por ali. “História de vitórias. Conseguiu educar filhos de Vitória da Conquista”, ressaltando que foi com uma educação de qualidade, transformando pessoas em seres humanos. Ele também fez lembrança ao nome da escola José de Sá Nunes, filósofo conquistense, reconhecido internacionalmente. Parabenizou professores, alunos e a escola que tem um papel estratégico quando se pensa em rede estadual em Vitória da Conquista, mantendo a união de comunidades. Finalizou esclarecendo a questão sobre o ensino profissionalizante. “Hoje são mais de 80 mil matriculados e no lado oeste haverá a implantação do Centro de Educação Profissional”. Na sequência, apresentou que “a médio prazo, em algumas escolas haverá o ensino médio regular e ensino médio profissionalizante. Está no planejamento a implantação de um curso de moda, a médio prazo, na região”.

Ex-diretores – O ex-diretor do colégio, o professor Francisco de Souza Pires, agradeceu a cada funcionário da instituição que segundo ele, “sem vocês o colégio José de Sá Nunes não seria o que ele é hoje”. Ele completou dizendo que estava feliz por ter sido convidado para ser homenageado em um “dia tão importante como esse”. Francisco encerrou seu pronunciamento relatando orgulho de ter sido componente do grupo que “até hoje segura a barra desse colégio”.

O professor Jean Amorim Santos, que também foi diretor da escola por dois anos, parabenizou todos àqueles que se lembram do Colégio Sá Nunes. Para ele, trata-se de uma celebração de meio século de idade e serviços prestados. “É um momento que a gente comemora. Nós sempre passamos a importância da escola para os alunos”, detalhou. Ele disse estar feliz e satisfeito em reencontrar alunos que passaram pela instituição, sendo que muitos são hoje colegas de profissão dos professores.

A primeira diretora do colégio também esteve presente na sessão e relatou sua felicidade por ter sido lembrada em um momento tão importante para o colégio. Aos 92 anos de idade, Isabel Cunha, declarou que “até hoje sinto saudades do colégio”.

O ex-diretor do Sá Nunes, Marcos Reis, parabenizou a comunidade escolar, que completa 50 anos com muitas vitórias alcançadas através de grandes desafios, segundo ele. Marcos Reis destacou que foi aluno do Colégio Sá Nunes e afirmou que fica feliz ao encontrar ex-alunos do colégio trabalhando, interagindo socialmente e vivendo dignamente, confirmando os valores aprendidos no colégio.

Professores - A professora Atenora Oliveira Cardoso iniciou seu pronunciamento agradecendo ao vereador Hermínio de Oliveira pelo cuidado em homenagear a escola na CMVC. “Sinto parte da história dessa instituição, trabalhei de 1987 até 2012”. Ela foi educadora de língua portuguesa, artes e ensino religioso. Também foi coordenadora, vice-diretora e diretora. “Digo aos alunos que passaram e os que hoje representam o corpo discente que vale a pena estar sendo homenageado por fazer parte dessa história”. Destacou que a instituição tem crescido, avançado, tendo iniciado com quatro salas e hoje são 14. “Tem avançado na questão física e pedagógica, graças a grande equipe de professores e funcionários”. Finalizou parabenizando a todos que fazem parte dessa história.

O Professor João Nogueira iniciou seu pronunciamento afirmando ser de imensa satisfação ocupar Tribuna para falar da escola. “Me sinto bastante confortável porque conheço grande parte da sua trajetória”. Disse que foi contemplado para servir na instituição, pois ficava próximo a sua residência e encontrou uma equipe que, além de dar muito apoio, tinha muita vontade de fazer a escola crescer. Relembrou que iniciou suas atividades no colégio em março de 1984, sendo muito bem recepcionado pela diretora Maria Berenice e alunos. Também trouxe à memória, o mutirão que foi feito pela equipe visando à melhoria na estrutura física. O professor mostrou a necessidade da implantação de cursos técnicos no Sá Nunes. Destacou ainda, que vários profissionais dos mais variados segmentos da sociedade passaram pela escola. Finalizou informando que está aposentado, mas sempre a disposição do José de Sá Nunes.

Vice - diretores - Para a vice-diretora, Verônica Gouveia Marques, é um imenso orgulho fazer parte do Colégio José Sá Nunes. “Sinto-me muito feliz em fazer parte da história da escola e poder ter contribuído para seu sucesso”, disse. Ela credita os 50 anos de história da instituição a um trabalho sério desenvolvido por todas os profissionais que passaram pela escola ao longo dos anos, como professores, pessoal de apoio, serventes entre outros, e à maior razão de ser do colégio – os alunos.  

A vice-diretora do Colégio Sá Nunes, Ivanice de Oliveira Couto, disse se sentir honrada por fazer parte da equipe que compõe a direção e a história do colégio que leva o nome de José de Sá Nunes. Logo em seguida, a vice-diretora destacou a biografia de Sá Nunes, enfatizando os vários feitos dele no âmbito da educação.

Atual diretora – A diretora do Colégio Sá Nunes, Dulcinéia Pereira, explicou que o colégio atende o público dos bairros Guarani e Nossa Senhora Aparecida. A diretora apontou que o colégio atende a 1338 alunos do 6º ao 9º ano, além do ensino médio e da educação de Jovens e Adultos. O colégio possui ainda três extensões em Inhobim, Veredinha e Cercadinho com turmas do ensino médio. A professora lembrou que o colégio foi fundado há 50 anos, durante a gestão de Lomanto Júnior, com apenas o Fundamental I e foi expandindo de acordo com as necessidades da cidade. “Temos por missão valorizar e oferecer a educação como instrumento de formação e interação social”, contou Dilcinéia. Segundo ela, todo o sucesso do colégio é mérito de Deus, que a capacita como gestora e educadora, além da sua equipe que abraça a educação juntamente com ela. “Desde o vigilante até o pessoal da cozinha e os professores, fazem parte de tudo isso”, disse a diretora.

CMVC - O presidente da Casa, Gilzete Moreira (PSB), disse estar feliz pela homenagem. “Fiz questão de estar aqui para prestar também homenagem a essa escola e também ao vereador Hermínio Oliveira, que já foi aluno e tem se preocupado com esse estabelecimento de ensino”, afirmou. Moreira saudou especialmente a professora Izabel Cunha, primeira diretora do Sá Nunes, reconhecendo o trabalho e contribuição da educadora. Ele ainda ressaltou que, desde que se tornou vereador, nunca ouviu críticas à instituição. “É uma escola que merece desta Casa toda atenção e carinho”, disse.

Plenária – A ex-aluna Elba Silva, que atualmente é mestranda em geografia na UFBA, relatou sua satisfação em ter feito parte do colégio José de Sá Nunes. “É um prazer estar aqui hoje, estudei nessa escola e quase todos os professores que estão aqui foram meus professores. Pessoas que contribuíram muito para minha formação profissional”. Elba relatou ainda o trabalho feito com dedicação e profissionalismo de toda a equipe que faz parte da escola. “Acompanhei o trabalho de todos, aprendi não só o conteúdo didático, mas também a ética, respeito e diversidade”.

O empresário Edilcivaldo Pereira, ex-aluno e irmão da professora e diretora Dulcinéia, afirmou que tem orgulho muito grande da escola. “Foi o único colégio que estudei em minha vida”. Disse que participou dos movimentos estudantis, em congressos como delegado representante dos alunos do Sá Nunes e na 8ª série participou ativamente para implantação do segundo grau. “Devo aos professores, colaboradores, ex-funcionários. É uma referência em minha vida. Que vá aos 100 com honra, decência e que seja implantado o curso profissionalizante. Professores, diretores e a comunidade estão cobrando”, reforçando que a escola também atende aos bairros Sumaré e Ibirapuera.

A professora do Colégio Sá Nunes, Celeste Araújo Andrade Donato, disse ter sido bem acolhida no Sá Nunes quando chegou, há 15 anos, e também revelou que reconhece os seus colegas de trabalho como uma verdadeira família. “O Sá Nunes está de parabéns pelos 50 anos”, disse a professora.

No fim da sessão, o colégio José Sá Nunes, recebeu a moção de aplauso pelos 50 anos de atuação em Vitória da Conquista. Além disso, foram homenageados a ex-diretora Isabel Cunha, José Wilson de Novaes, funcionário, João Nogueira de Morais, Francisco de Souza, ex-vice diretor, Elba da Silva, ex- Aluna e a atual diretora do colégio Dilcinéia Silva.

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Maio 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31