Imagem CMVC participa de abertura de Conferência Municipal

CMVC participa de abertura de Conferência Municipal

Arquivo

22/09/2015 18:04:00


A IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres tem como objetivo traçar estratégias para que as políticas públicas de igualdade para as mulheres sejam efetivas em todo o município. O evento teve início nesta terça-feira (22) e contou com a participação da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), representada pelo vereador Fernando Jacaré (PT). Quem também participa da conferência é a servidora da Câmara, Rita de Cássia Lisboa, que representa o Legislativo no Conselho Municipal da Mulher. Esteve presente ainda na solenidade de abertura o vereador Florisvaldo Bittencourt (PT). 

O Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae) ficou lotado, majoritariamente, por mulheres que deverão discutir o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. O evento, que acontece hoje e amanhã, 22 e 23, conta com palestra, grupos de trabalho, plenária e eleição de delegadas para a Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. Para Fernando Jacaré, é preciso sair do discurso e realizar ações concretas sobre esse tema. O vereador lembrou que a participação feminina no Legislativo Municipal, por exemplo, ainda é pequena: na CMVC, das 21 cadeiras, apenas duas são ocupadas por mulheres, as vereadoras Lúcia Rocha (DEM) e Irma Lemos (PTB). Ele destacou a conferência como um espaço privilegiado para debater demandas e soluções para a questão feminina e ressaltou a sensibilidade da gestão municipal em promover esse tipo de ação.

Quem também participa da conferência é a servidora da Câmara, Rita de Cássia Lisboa, que representa o Legislativo no Conselho Municipal da Mulher, no qual exerce a função de secretária. “O objetivo da conferência é a gente empoderar ainda mais as mulheres e fortalecer as políticas públicas para mulheres. É preciso lembrar que já alcançamos várias conquistas no município. Mas, a gente precisa de muito mais. A conferência vem como mais uma ferramenta para isso”, disse. 

Ritinha, como é popularmente conhecida, informou que foram realizadas 18 conferências livres, encontros preparatórios, em diversas localidades da zona urbana e rural, com o objetivo de articular a população, sobretudo a feminina, e já discutir os temas da conferência. Quem não participou desse processo ainda tem a conferência. “As mulheres que não participaram podem agora ser ouvintes. O cadastramento acontece também amanhã, até as 9h30. Podem vir como ouvinte, participante, e até mesmo ser eleitas delegadas para a Conferência Estadual”, convidou.

Participaram da mesa de abertura a secretária de Desenvolvimento Social, Kátia Silene; a membro do Conselho Estadual da Mulher, representando ainda a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, Rosângela Araújo; a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Maria Elena Ferraz; e a representante da comunidade LGBT, Rafaela Souza. 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30