Imagem CMVC homenageia Escola Monteiro Lobato pelos 25 anos de existência

CMVC homenageia Escola Monteiro Lobato pelos 25 anos de existência

Arquivo

06/11/2015 11:00:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou sessão mista nessa sexta-feira (06), para homenagear a Escola Monteiro Lobato pelos 25 anos de existência. A Mesa foi composta pelo vereador presidente Gilzete Moreira (PSB); pela vereadora requerente da sessão Lúcia Rocha (DEM); a atual diretora e fundadora da Escola, Maristela Rocha Borges; a primeira professora, Valdirene Soares Silva; a primeira coordenadora, Ileusa Áurea Magalhães; a mãe de aluna que estudou no Colégio desde a educação infantil até o ensino médio, Gilcéia Rocha Nascente; a ex-aluna, ex-funcionária e hoje professora em outra instituição, Larissa Caires Rocha; a professora e mãe de aluno da escola, Camila Farias Costa; e a aluna da instituição, Talita Farias.

A Vereadora Lúcia Rocha (DEM) iniciou seu pronunciamento afirmando que “com muita satisfação dedicamos nossa homenagem aos 25 anos da Escola fundada por Maristela”. Lúcia disse que tem acompanhado nesses últimos anos “o quanto a escola está crescendo e ampliando seus horizontes sendo destaque no lado oeste da cidade”. Ela informou que a instituição de ensino foi formada em 1990 com apenas 20 alunos, “hoje conta com uma proposta pedagógica diferenciada e vem conquistando ainda mais espaço no cenário educacional da nossa cidade”. A parlamentar participou da comemoração dos 25 anos em setembro, “e pude conhecer um pouco mais da proposta, que  equipe oferece o que há de melhor, para atender a todos com responsabilidade, competência e seriedade ajudando assim a contruir uma sociedade mais cooperativa, humana e democrática”.

Lúcia disse que “sabemos que o compromisso dos educadores vai além da necessidade de reforçar conteúdos no decorrer da história e de preparar o aluno para o mercado de trabalho. A principal preocupação da escola deve ser a de ter o compromisso de garantir que o educando se aproprie de valores, tornando-se uma pessoa consciente e responsável pela transformação da realidade em que se está inserido. Finalizou destacando o trabalho de Maristela Rocha “que se empenha e não mede esforços para garantir a qualidade no que faz”. Parabenizou a todos os professores, diretora, funcionários e alunos da Escola Monteiro Lobato e “que muitas conquistas possam ser alcançadas”.

Maristela Rocha Borges, atual diretora e fundadora da Escola Monteiro Lobato, relatou a história da instituição. “Há 25 anos, nascia no meu coração um sonho pessoal”, disse. Segundo ela, a escola teve início em 1990 com uma pequena turma de 20 alunos. O primeiro endereço foi uma casa cedida pelos próprios pais. “Os alunos dessa primeira turma têm até hoje suas vidas profissionais bem resolvidas”, falou.

A educadora falou das dificuldades e desafios do negócio. “Nenhum empecilho jamais me fez desanimar, pois sempre tive Deus como meu guia”, detalhou. Borges afirmou que muitos dos primeiros funcionários contribuem até hoje com a escola. Maristela agradeceu a homenagem e destacou sua trajetória de sucesso. “Hoje, com meu sonho plenamente realizado, se confirma uma revelação recebida há 25 anos de que nossa escola seria prospera a ponto de alcançar grandes objetivos. Ela ainda falou que a escola constitui uma “história de confiança, determinação, amizade, apoio e vitórias”.

A primeira professora da instituição, Valdirene Soares, disse ser uma grande alegria participar da sessão em homenagem aos 25 anos da Escola Monteiro Lobato. Segundo a professora, a escola cresceu alicerçada pelo capricho, dedicação e amor. “Cresci profissionalmente junto com a Monteiro Lobato. O trabalho começou a ser feito com dedicação, com capricho e esse capricho dura até hoje”, assegurou Valdirene.

Ileusa Áurea Magalhães, primeira coordenadora da escola, ressaltou o caráter e honestidade de sua fundadora, Maristela Rocha Borges. Ileusa aproveitou a oportunidade e pediu que a educação seja encarada com mais amor e seriedade. Para ela, o que falta no Brasil, principalmente em relação à áreas prioritária como educação e saúde, é seriedade. “Quem é nesse país que olha a educação com seriedade? Poucas pessoas”, alertou.  Segundo a educadora, seriedade está associada a valorização de todas as etapas do ensino, da educação infantil à área acadêmica. Ileusa ainda dedicou o poema “Sonho”, de Monteiro Lobato, à Maristela.

Para Gilcéia Rocha Nascente, mãe de uma aluna que estudou na escola por 14 anos, a Monteiro Lobato é uma instituição fantástica. Ela explicou que acompanhou o crescimento da escola e que foi um processo colaborativo, no qual escola, pais, alunos e funcionários cresceram juntos. Gilcéia contou que sua filha começou a estudar na escola ainda criança e seguiu até o ensino médio. “Ela já foi aprovada em algumas instituições sem nem passar por algum cursinho. Ela já teve aprovação em sexto lugar numa faculdade federal”, disse. Ela lembrou que o educador é um profissional fundamental para a sociedade, responsável pela formação de todas as profissões, e que deveria ser valorizado. “Infelizmente sabemos como é difícil para um educador hoje se manter nesse país, é muito difícil”, falou.

A professora e mãe de aluna da Escola Monteiro Lobato, Camila Farias Costa, disse que “compartilha a alegria de fazer parte de uma equipe exemplar”, destacando que se trata mais do que uma equipe, mas uma família. Está há nove anos na instituição. “Escolhi ser educadora como uma resposta ao chamado de Deus a ser cumprido aqui na Terra”. Enfatizou que “quando amamos o que fazemos e contamos com a parceria da instituição a qual somos integrantes o sucesso é garantido”. Salientou que também é mãe e está encantada com a educação que a filha está recebendo na Escola Monteiro Lobato. Finalizou dizendo que “nós da família Monteiro Lobato buscamos ser como pais e mestres, intérpretes de sonhos dos nossos amados filhos e alunos”.

A ex-aluna e funcionária da escola, Larissa Caires, disse que a escola faz parte de sua vida “Ainda pequena, na educação infantil, fui confiada aos cuidados da querida Tia Estela. Minha vida estudantil ali retrata boas recordações em minha memória até os dias de hoje”, contou Larissa. Segundo ela, foi na Escola Monteiro Lobato que se apaixonou pela profissão de educadora, o que a estimulou a estudar Pedagogia. “Meus sinceros agradecimentos a toda a equipe da escola Monteiro Lobato e principalmente à tia Estela, que foi a mediadora do meu sucesso”, agradeceu Larissa.

No final da sessão, a vereadora Irma Lemos (PTB), parabenizou a Escola Monteiro Lobato. Acrescentou que “não podemos deixar passar em branco o aniversário da nossa querida Conquista. São 175 anos de emancipação, progresso, virtudes e acolhimento. E hoje temos a prova do que é Conquista com esse evento da Escola Monteiro Lobato”. Pediu as bênçãos de Deus para Conquista e parabenizou também o prefeito por mais um ano de trabalho.

O vereador Gilzete Moreira (PSB) parabenizou a diretora Maristela, pois a mesma disse que foi uma concretização de um projeto de Deus para sua vida. A todos os professores e funcionários afirmou que “vocês estão sendo bênção para outras pessoas. Parabéns”.

Ao final da sessão, a diretora Maristela Rocha Borges e equipe  recebeu uma placa comemorativa pelos 25 anos da Escola Monteiro Lobato das mãos da vereadora Lúcia Rocha e demais vereadores.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Maio 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31