Imagem Audiência pública reúne profissionais e acadêmicos para discutir o Dia do Administrador

Audiência pública reúne profissionais e acadêmicos para discutir o Dia do Administrador

Câmara Municipal de Vitória da ConquistaAudiência PúblicaNotíciaValdemir DiasFernando Jacaré

11/09/2023 22:11:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou, na noite desta segunda-feira, 11, uma audiência pública para homenagear o Dia Nacional do Administrador, comemorado em 9 de setembro. A audiência foi proposta pelos vereadores Valdemir Dias (PT) e Fernando Jacaré (PT), reunindo profissionais e estudantes durante o debate.

O vereador Fernando Jacaré (PT) foi quem abriu as discussões, compondo a mesa de honra e enfatizando que essa data passa a pertencer ao calendário municipal. Ele destacou a importância do administrador e das funções exercidas por esses profissionais. “Nós acreditamos que a presença de um maior número destes profissionais no serviço público, significa um reforço qualificado no enfrentamento de crises”, afirmou.

O vereador Valdemir Dias (PT) iniciou a sua fala dizendo que essa audiência pública foi realizada por mais um ano. Ainda, pautou o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Administrador, que foi votado na Casa Legislativa. Além disso, agradeceu a presença do público no Auditório Carmen Lúcia. “É uma honra tê-los aqui, na nossa Casa”, declarou. O vereador também disse que a administração lhe proporcionou diversos feitos, na vida profissional da área privada e no setor público. “Administrar é para administradores”, concluiu. 

A reinvenção constante do administrador - A  coordenadora geral do curso de Administração da Unex – Rede UniFTC, Jucicleide das Mercês Nascimento Santos, parabenizou a Câmara por essa iniciativa e destacou as questões de responsabilidade técnica e a necessidade de reinvenção constante do administrador. “Precisamos aproveitar essa oportunidade para refletir sobre a importância do Administrador nas organizações. Estamos tratando de um profissional que é responsável em promover impactos nas organizações e em toda sociedade”, declarou.  “Lidar com imprevistos, superar desafios, buscar saídas, planejar ações estratégicas, envolver pessoas e controlar toda a situação estão entre as principais atividades de quem administra um negócio”, pontuou Jucicleide.

Administração é complexa - A administradora e empresária Walmária Marliane Malheiro Aguiar Caires iniciou seu discurso expressando sua gratidão por participar da Mesa de Honra. Segundo ela, os administradores têm uma grande importância para a economia mundial, porque transformam obstáculos e desafios em possibilidades. Ainda em sua fala, disse que ingressou no curso de administração na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) em 1994 e mesmo depois de formada, continuou estudando nessa área. Ainda, afirmou que o sucesso de suas empresas se deve ao que aprendeu na universidade e a prática do dia a dia. Para concluir, afirmou que o ofício da administração é complexo porque envolve várias áreas, a exemplo da gestão, finanças, marketing e até mesmo a legislação. 

O mercado requer habilidades técnicas dos administradores - A empresária Tayala Vaz Neves destacou a importância da sua formação como administradora para tocar adiante o supermercado da família dela. Ela enfatizou os desafios dos pequenos comerciantes nessa disputa de mercado com empresas nacionais e o quanto esse cenário requer dos administradores uma habilidade técnica cada vez maior. “É preciso formular ações constantes para  buscar os clientes que a sua empresa necessita”, afirmou. Nesse contexto, chamou a atenção para a necessidade de apoiar o pequeno empresário. “É extremamente importante valorizar os pequenos comerciantes e as empresas locais”, defendeu. 

A boa gestão transforma as empresas - Segundo a administradora Suzane Novais da Silva, que se formou pela Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), em 2019, ao sair da graduação, teve medo do mercado de trabalho, porque os desafios diante da Covid-19 não eram conhecidos. De acordo com ela, foi nesse momento que começou a trabalhar na Confidence Assessoria e Administração de Condomínios. Conforme destacou: “foi onde eu pude colocar em prática o que aprendi na Fainor”. Além disso, falou que essa empresa é formada por mulheres e acredita na administração das mulheres. Suzane da Silva ainda afirmou que muitas empresas não fecharam durante a pandemia porque estavam sendo bem geridas. Para concluir seu pronunciamento, disse que os profissionais da administração precisam sempre buscar conhecimento, ter habilidades e atitudes.

Dinamismo, criatividade e visão na administração - A administradora e professora do IFBA, Maria das Graças Bittencourt, destacou características que permeiam a profissão de administrador, entre elas, dinamismo, criatividade e visão. Ela enfatizou a importância desses profissionais e a necessidade de ofertar soluções e inovação ao mercado. “Os administradores são responsáveis por  adotar estratégias que viabilizem o sucesso de uma instituição, demonstrando resiliência técnica para enfrentar as dificuldades econômicas e políticas do país”, declarou. Maria das Graças finalizou sua participação ressaltando a importância da formação continuada do administrador como estratégia para o empreendedorismo e de enfrentamento de momentos de crise econômica.

A administração é democrática e colaborativa - A administradora e professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Rita de Cássia Oliveira Lima Alves, iniciou o seu discurso dizendo que se formou há mais de 35 anos pela mesma instituição onde trabalha atualmente e ficou muito feliz em fazer parte dessa audiência pública. Segundo ela, há muitos anos se tinha a convicção de que o administrador atuava apenas em prol da empresa, de alcançar suas metas e planejamento, mas esse conceito mudou. De acordo com a docente, o administrador é o profissional que ajuda a facilitar o crescimento e sucesso da empresa ou entidade governamental. Além disso, afirmou que a administração dialoga com várias áreas do conhecimento, sendo democrática e colaborativa. Por fim, declarou que onde o administrador puder contribuir, lá estará ele. 

Formação contínua do administrador - O administrador e empresário Fernando Ferraz de Andrade falou sobre os desafios da sua profissão. Ele atua na área de restaurantes em Vitória da Conquista, com três estabelecimentos na cidade. Fernando expressou o seu orgulho em fazer parte da profissão e enfatizou sua curva de aprendizado ao longo dos 17 anos como administrador. “A gente está em constante formação, aprendendo com os diversos projetos que administramos”, afirmou.

Aproximar faculdades e o mercado - Representando a empresa Confrigo Frigorífico Ltda, que atua no abate de suínos e bovinos, gerando mais de 250 empregos diretos para Vitória da Conquista, Alber Ferreira Rezende, que administra essa empresa desde 2007, agradeceu a homenagem recebida nesta noite e o Título de Cidadão Conquistense, recebido em 2022. De acordo com Alber Resende, é necessário aproximar as empresas, as faculdades, os currículos e as necessidades locais do mercado. Além disso, parabenizou os administradores e afirmou que tem muita vontade de retribuir para Vitória da Conquista tudo o que já recebeu. 


Durante a audiência alguns administradores e empresas foram homenageados.  

Jucicleide das Mercês Nascimento Santos
Fernando Ferraz de Andrade
Tayala Vaz Neves Costa
Suzane Novais da Silva
Walmária Marliane Malheiro Aguiar Caires
Maria das Graças Bittencourt
Rita de Cássia Oliveira Lima Alves
Eduardo Carvalho - Zeus Autoclube
Alber Ferreira - Confrigo Frigorífico Ltda

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2024
12

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30